Grave ocorrência de segurança de processo na REDUC Grave ocorrência de segurança de processo na REDUC

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 3 de fevereiro de 2023

Acidente com deformação de tanque na REDUC: sindicato denuncia condições precárias e exige investigação


por FUP

 

Nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, um tanque de armazenamento da REDUC sofreu grande deformação aparentemente provocada por uma implosão decorrente da formação de vácuo em seu interior. O acidente aconteceu no TQ-515, que armazenava asfalto com temperatura de até 140°C, durante uma forte chuva que atingiu a Refinaria e ocasionou grave comprometimento do equipamento, com perda de contenção de produto vazado, mas contido pelo dique. Não houve relatos sobre feridos até o momento.

Sindipetro Caxias e CIPA vêm alertando a Refinaria sobre as condições operacionais e de manutenção hoje colocadas na REDUC, denunciando a fragilidade da continuidade operacional com segurança.

A gestão atual tem se mostrado incapaz de reconhecer seus erros e corrigir problemas como treinamento inadequado e insuficiente, falta de condições de trabalho, baixo efetivo, terceirização desenfreada, desvalorização das pessoas e políticas de assédio, subnotificados de ocorrência e tantas outras mazelas que contribuem para um ambiente perigoso.

Exigimos uma drástica mudança nas políticas de gestão da REDUC e uma séria investigação desta ocorrência.

Apoiaremos a CIPA caso a comissão decida constituir um grupo próprio de investigação. O Sindicato luta por melhores condições em todas as esferas de segurança da REDUC e de condições de trabalho. Cobraremos a formação de um GT pela empresa para averiguação desta ocorrência.