Nova gestão da Petrobrás inicia diálogo com trabalhadores Nova gestão da Petrobrás inicia diálogo com trabalhadores

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 3 de fevereiro de 2023

Pauta entregue pela FUP ao presidente Jean Paul Prates cobra melhores condições de trabalho e compromissos sociais com o povo brasileiro


por Sindipetro/MG

Lideranças sindicais dos petroleiros se reuniram com o novo presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, no dia 27 de janeiro. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos entregaram um documento a Prates com várias propostas e deram início ao diálogo sobre a reconstrução da empresa após o desmonte nos últimos quatro anos.

A FUP reivindicou um calendário de reuniões para debater contribuições para o novo Plano Estratégico da Petrobrás. A proposta é que seja instalado um processo de negociação permanente com os gestores da empresa, tanto em nível nacional, quanto local, com fortalecimento dos Grupos de Trabalhos e Comissões previstos no Acordo Coletivo de Trabalho.

O Sindipetro/MG anseia que a nova gestão da Petrobrás retome o diálogo com a categoria e realinhe a empresa aos seus compromissos sociais com o povo brasileiro. Isso passa por uma política de valorização das trabalhadoras e trabalhadores; o fim do sucateamento das unidades da empresa; o fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI) para os combustíveis; a redução no preço do gás de cozinha e a retomada de políticas ambientais e de transição energética.

“Estamos retomando o diálogo com a empresa a partir de uma gestão democrática, que escuta e conversa com a categoria. Continuaremos cobrando as pautas em defesa das trabalhadoras e trabalhadores da ativa e aposentados. Agora, com uma direção disposta a reconstruir a Petrobrás junto com a categoria”, afirma o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori.

Uma das questões bastante enfatizadas pelos dirigentes sindicais, na reunião, foram os ataques da antiga gestão contra os aposentados e pensionistas, que estão sendo penalizados com cobranças abusivas na AMS e na Petros, a ponto de terem mais de 50% de seus contracheques comprometidos. A FUP cobrou a suspensão imediata desses descontos.

“Nos reunimos para afirmar que queremos participar do processo de reconstrução da Petrobrás, o que não significa abrir mão da nossa autonomia e independência enquanto movimento sindical classista. Nosso DNA é de luta e resistência. E é na luta que seguiremos atuando pela reversão das privatizações, por uma Petrobrás pública e por condições dignas de trabalho para toda a categoria, ativa e aposentados, trabalhadores próprios e terceirizados”, frisou o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar.

 

Novo presidente

Jean Paul Prates foi indicado pelo presidente Lula e aprovado pelo Conselho de Administração, no dia 26/01, para presidir a Petrobrás. Ele possui vasta experiência nas áreas de petróleo e gás e de energia renovável e meio ambiente – com participação de lutas em defesa da Petrobrás, além de ter uma visão crítica sobre o Preço de Paridade de Importação (PPI). Como senador (PT/RN) foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás (que reúne mais de 200 deputados e 40 senadores), tendo papel de destaque, como relator, em projeto de lei que busca a criação de mecanismos para minimizar os reajustes de preços dos combustíveis.