59% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras, diz pesquisa 59% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras, diz pesquisa

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 6 de fevereiro de 2023

Manutenção da empresa nas mãos do Governo Federal é defendida pela maioria da população

Por CUT

A maioria da população brasileira é contra a privatização da Petrobras, segundo pesquisa PoderData realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro e publicada nesta segunda-feira (26).

De acordo com o levantamento, a venda da Petrobras é rejeitada por 59% dos brasileiros e brasileiras. Entre os apoiadores do governo de Lula (PT) o percentual do que reprovam a privatização da petroleira é maior ainda: 73%.

A pesquisa mostra que, no geral, apenas 11% defendem a venda da estatal e 17% não souberam ou não quiseram responder.

Apenas 24% acreditam que a venda da estatal é o caminho. O percentual dos que concordam com a privatização da petroleira é menor do que há sete meses atrás, antes da posse do presidente Lula (PT), quando 28% apoiavam a venda. A queda é ainda mais acentuada quando comparado com abril de 2022, quando 33% eram favoráveis.

O levantamento mostra que há uma convergência entre os interesses da população e o planejamento da nova gestão do Governo Federal com relação à estatal. Em mensagem encaminhada ao Congresso Federal na última quinta-feira (2), em virtude do início do ano legislativo, o governo de Lula informou que se opõe às privatizações de estatais como a Eletrobrás, Correios e a própria Petrobrás.

A estatal “voltará a ser uma empresa integrada de energia, investindo em exploração, produção, refino e distribuição, mas também atuando nos segmentos que se conectam à transição ecológica e energética, como gás, fertilizantes, biocombustíveis e energias renováveis”, diz trecho da mensagem que ainda defende a preservação do sistema de partilha. Neste modelo a Petrobras atua como sócia dos campos de exploração do pré-sal.