Petrobrás reduz em 8,9% o preço do diesel Petrobrás reduz em 8,9% o preço do diesel

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 7 de fevereiro de 2023

A categoria petroleira aguarda que este seja o primeiro de muitos anúncios de redução do preços dos combustíveis


por Sindipetro/MG

 

A Petrobrás anunciou nesta terça-feira (7) uma queda de 8,9% no preço do diesel, representando uma redução de 40 centavos por litro. Nacionalmente o preço do combustível pode alcançar a média de R$4,10. Este é o primeiro anúncio de redução do combustível na gestão do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.

Em nota, a empresa afirma que a redução é baseada na busca pelo equilíbrio dos preços da Petrobrás tanto no mercado nacional quanto internacional. Destaca ainda que a empresa está buscando evitar o repasse da volatilidade das cotações e da taxa de câmbio, preservando um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.

Mesmo utilizando o Preço de Paridade Internacional (PPI) para justificar os preços elevados nas gestões Bolsonaro/Temer, a Petrobrás vinha operando com os valores acima do indicativo de paridade. A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) estima que, antes do anúncio de hoje, a companhia estava comercializando o litro do diesel 60 centavos acima do PPI. A estimativa feita pela StoneX é de que o preço do litro do combustível estava 76 centavos acima das cotações internacionais.

A prática de preços abusivos foi recorrente nos últimos anos e amplamente denunciada pelo Sindipetro/MG e pelos demais sindicatos dos petroleiros. A empresa havia sido tomada das mãos da população brasileira, sufocando-a para gerar lucro máximo aos seus acionistas e abandonando a sua função social.

 

Petrobrás é propriedade do povo e precisa ser retomada

A categoria petroleira está de olho nas mudanças prometidas pela nova gestão da Petrobrás e espera que haja mais anúncios de redução de preços dos combustíveis. O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, e o presidente Lula têm o compromisso de devolver a a empresa ao povo brasileiro.

A Petrobrás é propriedade do povo e esperamos mudanças significativas na empresa, como o retorno dos investimentos e a prática de preços justos de combustíveis e gás de cozinha. O povo tem pressa, porque o governo passado o deixou com fome.

Vamos juntos reconstruir a Petrobrás e retomar a dignidade aos lares de milhões de brasileiros.