Reunião da comissão de RH discute recomposição de efetivo e preocupação com terceirização em termelétricas mineiras Reunião da comissão de RH discute recomposição de efetivo e preocupação com terceirização em termelétricas mineiras

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 2 de março de 2023

Representantes do Sindipetro/MG e da Petrobrás debatem temas comuns às unidades e levantam questões específicas das usinas em Minas Gerais


por Sindipetro/MG

 

Na última terça-feira (28), representantes do Sindipetro/MG e da Petrobrás se encontraram para realizar a reunião da Comissão de RH das Usinas Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité) e Juiz de Fora (UTE-Juiz de Fora). Durante o encontro, foram tratados diversos assuntos comuns às unidades, como a recomposição do efetivo próprio e a preocupação com a ampliação da terceirização nas termelétricas.

A recomposição do efetivo próprio foi um dos temas mais discutidos durante o encontro. Essencial para a operação segura das unidades, o Sindipetro/MG cobrou que haja a reposição das saídas de trabalhadores próprios em Juiz de Fora, especialmente na manutenção. Para a Usina Termelétrica de Ibirité, o Sindipetro/MG solicitou a apresentação de um planejamento de Recursos Humanos (RH) para o novo cenário de operação da Usina a partir de 2026, de forma a avaliar a necessidade de aumento do efetivo.

O RH se comprometeu a encaminhar as cobranças e solicitações às gerências locais, mas ponderou que a solução para o problema de efetivo se trata de uma questão nacional e que será discutido nos fóruns com participação da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

 

Pautas da Termelétrica de Ibirité

Também foi levada ao encontro a reivindicação de solução para os problemas de sobrecarga enfrentados pelos fiscais de contrato da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité). Quanto a isso, a gerência local se comprometeu a avaliar a situação e a possibilidade de criação de um canal direto de apoio.

Quando cobrados pela criação de uma copa no prédio de manutenção, a gerência local se comprometeu a avaliar a implementação da copa, com o remanejamento de salas no Prédio e necessidade de atendimento de questões de SMS.

O Sindipetro/MG cobrou ainda que haja uma melhoria, por parte da gerência, no diálogo com os operadores.

 

Pautas da Termelétrica de Juiz de Fora

Ao debater os problemas específicos da Usina Termelétrica de Juiz de Fora (UTE-Juiz de Fora), o Sindipetro/MG levantou questões sobre o atual modelo de transporte do turno via aplicativo Mobicity, que tem apresentado problemas para a categoria. Assim, foi solicitada a avaliação de contratação fixa de transporte, como havia no passado em Juiz de Fora e atualmente é em Ibirité.

Também foram levantados problemas referentes ao atendimento sobre questões de RH na unidade. Sobre este e os outros pontos específicos da unidade de Juiz de Fora, a gerência de Relações Sindicais se colocou à disposição para prestar apoio na solução dos problemas.

A reunião da Comissão de RH é realizada de forma bimestral em todas as unidades da Petrobrás. Esses são encontros importantes para alinhar as demandas e as necessidades da categoria petroleira com as gerências das unidades. Caso você seja um petroleiro e deseja apresentar sugestões para as próximas reuniões envie um e-mail para [email protected]. O Sindipetro/MG valoriza a sua participação e está de portas abertas e ouvidos atentos para receber sua proposta.

Realizada no dia 28 de fevereiro de 2023, terça-feira, a reunião de Comitê de RH das Usina Termelétricas em Minas Gerais teve a participação

  • representando o Sindipetro/MG: Alexandre FInamori, coordenador geral do Sindipetro/MG; Felipe Pinheiro, diretor do Sindipetro/MG e petroleiro da UTE-Ibirité; Eduardo Miranda, diretor do Sindipetro/MG e petroleiro da UTE-Juiz de Fora.
  • representando a Petrobrás: gerência da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité); Gerência de Relações Sindicais e do Recursos Humanos (RH) Corporativo.