Categoria petroleira da Regap e Termelétricas aprova estado de greve
Os trabalhadores e trabalhadoras da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e das usinas termelétricas de Ibirité e Juiz de Fora, aprovaram em assembleia o Estado de Greve contra a continuidade da venda de ativos da Petrobrás. Os encontros aconteceram entre os dias 24 de março e 4 de abril, na portaria principal da Regap e na Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-IBT), e no dia 5 de abril para os trabalhadores lotados na Usina Termelétrica de Juiz de Fora (UTE-JF).
A primeira pauta deliberada foi a aprovação de estado de greve contra a continuidade do processo de venda de ativos e contra a continuidade da gestão bolsonarista na Petrobras. Os trabalhadores denunciam que a gestão da empresa está contrariando o resultado das eleições presidenciais de 2022, que elegeu Lula e referendou um projeto desenvolvimentista e contrário às privatizações no Sistema Petrobrás.
A segunda pauta aprovada pelos trabalhadores foi a contribuição assistencial para um fundo de luta visando a próxima campanha reivindicatória, que acorrerá no segundo semestre de 2023. A proposta aprovada pelos trabalhadores prevê a contribuição de 1% do salário líquido, excetuando-se férias e 13º salário, pelo prazo de quatro meses. Do valor arrecadado, 66% da arrecadação será destinada à Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Nesta quinta-feira (6), o Sindipetro/MG realiza assembleia com os petroleiros da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (PBio), de modo virtual, para debater e deliberar as mesmas pautas com os trabalhadores da Petrobrás Biocombustível. O edital de convocação e o link de acesso podem ser conferidos clicando aqui.
Mais uma vez a categoria petroleira de Minas Gerais reafirma o seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e a luta por uma Petrobrás pública, forte e a serviço do povo brasileiro.
Resultado Final das Assembleias na Regap, UTE-IBT e UTE-JF
Pauta 1 – Estado de Greve
Favoráveis: 224 (97%)
Contrários: 2
Abstenções: 5
Pauta 2 – Taxa Assistencial
Favoráveis: 165 (71%)
Contrários: 48
Abstenção: 18