Adicional dos trabalhadores de forma unilateral pela empresa há pelo menos seis anos
Na última terça-feira (25), os trabalhadores da Transpetro lotados em Minas Gerais se reuniram em assembleia virtual, convocada pelo Sindipetro/MG. Durante a assembleia, foram discutidas e aprovadas a pauta de reivindicação apresentada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) à gestão da Transpetro e o movimento de recusa para compor escala de sobreaviso a partir de 1° de maio de 2023.
A primeira decisão tomada foi referendar a pauta de reivindicação apresentada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) à gestão da Transpetro no dia 14 de abril. No documento, a Federação cobrou a retomada imediata da negociação para discutir o adicional específico para a atuação em dutos e terminais. O adicional, subtraído dos trabalhadores de forma unilateral pela empresa, é uma reivindicação dos trabalhadores da Transpetro há pelo menos seis anos, mas que a empresa vem se recusando a tratar.
Dessa forma, com objetivo de pressionar a gerência da empresa e avançar nas negociações, os trabalhadores presentes na assembleia também aprovaram o movimento de recusa para compor a escala de sobreaviso a partir de 1º de maio de 2023.
Após a realização da assembleia, o coordenador geral interino do Sindipetro/MG, Guilherme Alves, destacou a importância da participação dos trabalhadores na construção da luta pelos seus direitos. “É um absurdo que a empresa tenha passado tanto tempo negando o diálogo com os trabalhadores. O resultado da assembleia de hoje é uma demonstração de unidade da categoria. Assim como a aprovação das pautas propostas pelo sindicato indicam a seriedade com que nós e a FUP estamos tratando do tema ao longo destes anos. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir a valorização dos trabalhadores da Transpetro em Minas Gerais e em todo o país “, afirmou.
Ontem, quarta-feira (26), o Sindipetro/MG encaminhou à empresa o ofício informando a decisão da categoria. O ofício pode ser lido clicando aqui. Por sua vez, a pauta de reivindicação apresentada pela FUP pode ser lida clicando aqui.