Comissão Local de RH discute sobre transporte de turno e GD nas UTEs Comissão Local de RH discute sobre transporte de turno e GD nas UTEs

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de maio de 2023

O petroleiro ou petroleira que quiser levar sua pauta à próxima reunião pode enviá-la para [email protected]


por Sindipetro/MG

 

Na última terça-feira (16), o Sindipetro/MG se reuniu com a Comissão de Recursos Humanos (RH) nas Usinas Termelétricas (UTEs) de Ibirité e Juiz de Fora. Além do representante do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro, estiveram presentes os gerentes das UTEs, membros da Gerência de Relações Sindicais e do RH Corporativo. Durante a reunião, foram retomados pontos tratados em encontros anteriores e discutidas novas demandas levantadas pelo sindicato, entre elas o problema de ambiência envolvendo o Gerenciamento de Desempenho (GD).

A reunião teve início com a retomada da discussão sobre a criação de uma copa no Prédio de Manutenção da UTE-Ibirité. A gerência da unidade informou das dificuldades físicas do prédio para implementação do espaço. Porém, se mostrou aberta a receber sugestões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), afim de dar prosseguimento na demanda.

Outro tema discutido foi a recomposição de efetivo nas UTEs de Juiz de Fora e Ibirité. Em Juiz de Fora, a gerência informou que não há previsão de recomposição, enquanto a gerência de Ibirité estuda o cenário pós-Leilão (previsto para 2026) e a possibilidade de aumento do efetivo. Ainda sobre a recomposição, a Gerência de Relações Sindicais mencionou a existência dos Grupos de Trabalho (GTs) de Efetivo e Transferências, bem como o GT de Terceirização, que já estão tratando dessas questões.

Também foi cobrado pelo Sindipetro/MG para o transporte de turno nas UTEs de Juiz de Fora e Ibirité. Em relação à UTE-Ibirité, a Gerência de Relações Sindicais se comprometeu a entrar em contato com a Refinaria Gabriel Passos (Regap) e cobrar a liberação do transporte de turno dentro da refinaria, conforme solicitado pelo sindicato.

Quanto à UTE de Juiz de Fora, a gerência local informou que esteve reunida com o aplicativo de transporte Mobicity para discutir as reclamações sobre a prestação do serviço. De acordo com a gerência, o problema foi resolvido e, conforme solicitado pelo sindicato, irá repassar aos trabalhadores a orientação sobre o uso do canal para tratamento de problemas relacionados ao aplicativo.

 

Novas demandas

Em relação às novas demandas apresentadas pelo Sindipetro/MG, estão a cobrança por uma maior sensibilidade e capacidade de diálogo por parte dos gestores locais na construção e avaliação de metas para o Gerenciamento de Desempenho (GD).

Após a reunião, o diretor do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro, destacou a constância da insatisfação e da falta de diálogo das gerências para solucionar s problemas. “O Gerenciamento de Desempenho (GD) tem sido uma fonte constante de insatisfação entre os trabalhadores das UTEs. Existe uma grande preocupação com a falta de sensibilidade e diálogo por parte dos gestores locais na construção e avaliação das metas, o que tem impactado negativamente a ambiência nas unidades, especialmente nas de menor porte” afirmou.

Em resposta à reclamação, a Gerência de Relações Sindicais destacou novamente que os Grupos de Trabalho (GTs) recentemente criados entre a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Petrobrás estão discutindo as questões relacionadas ao Plano de Cargos e Carreiras (PCAC), Plano de Carreiras e Remuneração (PCR) e Avanço de Nível.

A reunião da Comissão de Recursos Humanos (RH) nas Usinas Termelétricas (UTEs) de Ibirité e Juiz de Fora acontece de forma bimestral e conta com a participação de representantes sindicais da gerência local das unidades. O petroleiro ou petroleira que quiser levar sua pauta à reunião pode enviá-la para [email protected]. Juntos, avançamos na conquista por nossos direitos!