FUP e sindicatos buscam melhorias para terceirizados FUP e sindicatos buscam melhorias para terceirizados

Acervo, Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 26 de maio de 2023

Após a substituição da alta administração da Petrobrás, ocorrida no último mês de abril, a gestão da empresa se comprometeu em retomar o diálogo com a categoria e realizar uma reestruturação organizacional. Deste modo, em resposta aos pedidos da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos, a empresa concordou em criar Grupos de Trabalhos (GTs) para tratar de questões prioritárias para a categoria.

Criado a partir da reivindicação do movimento sindical por mudanças estruturais na política de contratação da estatal, o Grupo de Trabalho Paritário sobre Terceirizações conta com a participação de sindicalistas que são trabalhadores de empresas privadas e de representantes das gerências do Sistema Petrobrás responsáveis pelo setor de contratação e fiscalização.

Em reunião ocorrida neste mês de maio, a FUP enfatizou que os temas a serem tratados no GT extrapolam os muros da empresa, pois impactam milhares de trabalhadoras e trabalhadores da indústria de óleo e gás, dado que a estatal é referência para o setor. Também ressaltou a importância desse diálogo estancar o processo de desemprego e de intensa precarização dos empregados contratados, que foram gravemente impactados pelo desmonte do Sistema Petrobrás e pela desregulamentação das condições de trabalho.

Os problemas criados pelo modelo de terceirização têm gerado discriminações absurdas entre trabalhadores próprios e terceirizados da Petrobrás, mesmo que estes profissionais atuem lado a lado nas unidades. Também há acúmulo de denúncias relativas ao descumprimento da legislação e das normas de segurança por parte das empresas contratadas, práticas antissindicais, assédios moral e sexual.

“As terceirizações representam um desafio constante na luta pela dignidade no trabalho dentro da Petrobrás. A criação deste GT sobre Terceirizações surge da busca, da FUP e seus sindicatos, por soluções efetivas, como a exigência de salários justos, o respeito às normas de segurança e a fiscalização rigorosa dos contratos por parte da Petrobrás” afirma Guilherme Alves, coordenador-geral do sindicato.

Durante a reunião realizada neste mês, a Petrobrás reforçou a disposição da nova gestão em melhorar as condições de trabalho dos contratados, assim como a analisar os principais problemas apresentados pelos dirigentes sindicais. Sobre as condições de trabalho dos terceirizados, Guilherme Alves destacou que o sindicato continuará lutando por melhorias.

“Vamos lutar incansavelmente por uma nova política de contratação que valorize e proteja os direitos básicos de todos os trabalhadores. Juntos, podemos alcançar melhores condições de trabalho para toda a categoria!”, afirmou Guilherme Alves.