O Sindipetro/MG levará essas pautas para a próxima reunião do Comitê Local de SMS da Regap, que acontece na próxima terça-feira, 4 de junho
No dia 30 de maio, durante uma auditoria externa, foram expostos sérios problemas na passagem de serviço das equipes de turno na Refinaria Gabriel Passos (Regap). Essas questões, denunciadas anteriormente pelo Sindipetro/MG, incluem artimanhas para reduzir o pagamento do Minutex e a limitação da passagem de turno usando a saída de transporte.
Durante a auditoria, a gestão da Regap exigiu que todos os trabalhadores estivessem uniformizados durante a passagem de serviço. Isso causou atrasos na troca de turno, evidenciando que, da forma como são realizadas normalmente, as trocas de turno não têm tempo suficiente para cumprir o procedimento. após o registro de saída no relógio de ponto para sair da refinaria.
Além disso, a gerência se recusa a liberar o acesso a todos os relógios de ponto da refinaria, insistindo em manter o ponto de baldeação do turno na Rodoviária da Manutenção, ao invés do Centro de Controle Integrado (CIC). Isso tem colocado os trabalhadores em risco e causado prejuízos financeiros, uma vez que os operadores de certos setores precisam esperar até 15 minutos após o registro de saída no relógio de ponto para sair da refinaria.
O Sindipetro/MG já cobrou soluções para esses problemas anteriormente, e a questão do ponto do CIC foi discutida em reunião com o Comitê Local de Recursos Humanos da Regap, na última terça-feira (30). No entanto, a empresa continua adiando a tomada de decisões que atendam as reivindicações da categoria. Guilherme Alves, coordenador-geral do Sindipetro/MG, destacou que a refinaria tem priorizado aspectos financeiros da empresa, ao invés da segurança e da qualidade do serviço. “Essa auditoria expôs o quanto a empresa tem manipulado os procedimentos apenas para reduzir custos. Exigimos esclarecimentos da gerência e a solução para tantos problemas envolvendo a troca de turno” expôs.
O Sindipetro/MG levará essas pautas para a próxima reunião do Comitê Local de SMS da Regap, que acontece na próxima quarta-feira, 7 de junho, com a gerência local.