ACT 2023: FUP e Sindipetro/MG cobram incorporação da PBio ACT 2023: FUP e Sindipetro/MG cobram incorporação da PBio

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 22 de agosto de 2023

A reivindicação de incorporação da PBio é uma luta antiga e está pauta de reivindicações da FUP entregue à Petrobrás 

A luta pela incorporação da Petrobrás Biocombustível (PBio) ao Sistema Petrobrás acontece desde que foi criada em 2009. Essa é uma pauta histórica não somente dos trabalhadores da subsidiária, mas de toda a categoria mineira que se solidarizou com a iminente privatização da empresa e possibilidade de demissão em massa, numa emblemática mobilização em 2021.  Naquele ano, foi realizada uma greve histórica com parada completa da produção na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, tendo o Sindipetro/MG à frente. 

Neste ano, a incorporação da Petrobrás Biocombustível (PBio) ao Sistema Petrobrás foi tema recorrente nos congressos de petroleiros que construíram a pauta de reivindicações da Federação Única dos Petroleiros (FUP) para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho de 2023. A categoria mineira e o Sindipetro/MG foram protagonistas nas discussões sobre os direitos das trabalhadoras e trabalhadores da PBio, tanto do Congresso de Petroleiros de Minas Gerais quanto no Congresso Nacional da FUP (ConFUP), realizado entre os dias 3 e 6 de agosto.  

Além da pauta da incorporação da PBio, as delegadas e delegados mineiros cobraram a necessidade de acordos coletivos iguais para todas as subsidiárias, situação desrespeitada nos últimos governos. “A incorporação da PBio é uma pauta estratégica e prioritária para a categoria petroleira e para o Sindipetro/MG. Tivemos um problema na sistematização da pauta da FUP, mas fomos alertados pela categoria e a pauta da incorporação foi incluída no texto final, conforme aprovado no ConFUP. Nossa missão agora é cobrar da nova gestão e do Governo Lula avanços nesta importante pauta para os mineiros.”, afirma Guilherme Alves, coordenador do Sindipetro/MG. 

Veja a pauta de reivindicações da FUP atualizada