Federação alerta que avaliação da contraproposta e indicativo para assembleias só serão divulgados após a conclusão do Conselho Deliberativo
Com participação expressiva de dirigentes sindicais de todas as bases da FUP e das diversas forças políticas que integram a federação, o Conselho Deliberativo deu início neste sábado (18) ao debate da nova contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás.
As representações sindicais decidiram fazer um recesso, suspendendo a reunião até que todas as empresas do Sistema enviem as devidas minutas proposta para o ACT. O Conselho será retomado na próxima terça-feira (21), se até lá os documentos tiverem sido enviados pela empresa.
Até às 18h30 de hoje, a FUP e os sindicatos ainda não haviam recebido as minutas finais da contraproposta para que fossem avaliadas por suas assessorias e debatidas no Conselho Deliberativo.
A análise das minutas, além das cartas de encaminhamento da contraproposta, é essencial para verificar se todos os avanços obtidos nas últimas negociações foram realmente contemplados pelo Sistema Petrobrás nos documentos apresentados.
Em função disso, as direções sindicais decidiram em comum acordo suspender o Conselho Deliberativo da FUP, que será retomado na próxima terça ou assim que as minutas forem apresentadas, com os devidos ajustes feitos pelo RH.
A diretoria da FUP alerta que qualquer avaliação sobre as contrapropostas do Sistema Petrobrás, que tenha sido divulgada em redes sociais ou outros veículos de comunicação, não são análises de sua assessoria jurídica, nem deliberações das representações sindicais fupistas.