Sindipetro/MG convoca categoria para discutir PLR Sindipetro/MG convoca categoria para discutir PLR

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 22 de dezembro de 2023

Assembleias serão realizadas entre os dias 28 de dezembro e 11 de janeiro


por Sindipetro/MG

 

O Sindipetro/MG está convocando a categoria petroleira de Minas Gerais para a realização de assembleias geral extraordinária. As assembleias serão realizadas entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024. O objetivo da assembleia é apreciar e deliberar acerca da 1ª Contraproposta de Participação de Lucros e Resultado (PLR) apresentada pela Petrobrás e Transpetro. O indicativo do sindicato é pela rejeição.

A contraproposta de PLR foi apresentada pelas empresas no dia 15 de dezembro. Embora a contraproposta apresente avanços, em relação às propostas das gestões privatistas de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), as entidades sindicais entendem que ainda há pontos importantes para serem discutidos, entre eles: que a relação piso x teto da PLR seja mais igualitária; que todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás (incluindo subsidiárias) recebam a mesma PLR; e que todos os programas de remuneração variável sejam negociados coletivamente.

Em Minas Gerais, as assembleias serão realizadas entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024, presencialmente, para os trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-IBT), conforme calendário abaixo. Na Usina Termelétrica de Juiz de Fora (UTE-JF) e na Transpetro as assembleias serão online, no dia 4 de janeiro de 2024, às 15h30 e 19h, respectivamente.

O Sindipetro/MG informa que não há previsão de data para a realização de assembleias na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (PBIO), para discutir o tema. Isso se deve ao fato de a Petrobrás Biocombustível ainda não ter apresentado a sua contraproposta. Assim que apresentada, o Sindipetro/MG fará a publicação do edital e convocação da categoria.

Confira os editais abaixo: