Petrobrás apresenta nova proposta de PLR com avanços para trabalhadores Petrobrás apresenta nova proposta de PLR com avanços para trabalhadores

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de janeiro de 2024

Foi conquistado um grupo de trabalho (GT) para seguir na luta por uma PLR que considere o valor do Sistema Petrobrás e não o resultado separado por empresa. Assembleias em Minas para a avaliação da nova proposta iniciam no dia 23 de janeiro


por Sindipetro/MG

 

A Petrobrás apresentou uma nova proposta de pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR) à categoria petroleira, após reunião realizada com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), na segunda-feira (15). A empresa comprometeu-se a melhorar a relação piso x teto e avançar na construção de alternativas para garantir uma maior isonomia para os trabalhadores de todas as subsidiárias.

A nova proposta da empresa manteve a maior PLR já paga em número de remunerações (3 remunerações) e resgata a relação piso x teto de quatro vezes, com limitação de no máximo 6 remunerações. Conforme cobrado pela FUP, o valor do piso proposto pela Petrobrás equivale ao mesmo que foi praticado entre 2008 e 2013, período que antecedeu a negociação do histórico acordo de regramento. Além disso, a proposta de três remunerações para os empregados que receberem acima do piso é a maior já apresentada pela empresa. Até então, a maior referência havia sido de 2,15 remunerações, no acordo de 2008.

Em relação à isonomia para os trabalhadores de todas as subsidiárias, foi conquistado um grupo de trabalho (GT) para seguir na luta por uma PLR que considere o valor do Sistema Petrobrás e não o resultado separado por empresa.

 

Realocação de verbas do PRD

A rejeição massiva da primeira proposta de PLR nas assembleias e a nova rodada de negociação com a Petrobrás garantiram uma vitória política importante ao retirar das mãos das gerências parte considerável das verbas do Programa de Prêmio por Performance (PPP), rebatizado para Programa de Prêmio por Desempenho (PRD). Esse montante foi realocado para complementar a Participação nos Lucros e Resultados, cuja forma de distribuição foi negociada com as representações sindicais e será submetida ao aval das assembleias. Essa é uma conquista que será fundamental para fortalecer a luta pela valorização da PLR e consequente esvaziamento do PRD.

Aos sindicatos filiados, a FUP solicitou que as assembleias sejam finalizadas até o próximo dia 30 de janeiro. Assim, caso a proposta seja aprovada, será possível para a empresa fazer o pagamento da PLR 2023 até o dia 9 de fevereiro, antes do carnaval.

Veja o calendário de assembleias para a categoria petroleira de Minas Gerais.

REGAP e UTE-IBT:

23/01 TER. 07h – GE/5 + HA (REGAP), G1 + HA (UTE-IBT)

25/01 QUI. 07h – GA/2 (REGAP), G2 (UTE-IBT)

27/01 SÁB. 07h – GB/4 (REGAP), G3 (UTE-IBT) 29/01 SEG. 07h – GC/3 (REGAP), G4 (UTE-IBT)

31/01 QUA. 07h – GD/1 (REGAP), (G5 UTE-IBT)

UTE-JF

30/01 TER. 15:30h (online)

TRANSPETRO

30/01 TER 19h (online)