Empresa metrôBH inicia plano de demissão em massa Empresa metrôBH inicia plano de demissão em massa

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 5 de abril de 2024

No dia 4 de abril, iniciou-se o plano de demissão coletiva programado pela metrôBH. É previsto pela empresa privada a demissão de 230 funcionários. O plano de demissão coletiva estabelecido é desleal e irresponsável.  Sem apresentar um calendário de demissões que ao menos avise a trabalhadoras e trabalhadores da perda de seu emprego, a empresa, que assumiu o Metrô de Belo Horizonte em março de 2023, demitiu uma grande leva de funcionários nesta quinta-feira. Seguindo o protocolo previsto por lei, a empresa privada, antes de iniciar o plano, se reuniu com o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG). Porém, essa reunião não foi em termos de diálogo e negociação, mas sim um aviso impositivo da empresa privada a respeito do plano – evidente abuso de poder!

 

Por Sindimetro/MG e CUT

Como dito, não houve abertura para diálogo. A metrôBH, por ter o maior poder de barganha, impôs o plano de demissão e não deu ouvidos para as contrapropostas apresentadas pelo Sindicato – que visam mitigar o forte impacto da perda do emprego. A empresa sacrifica todos os gastos necessários para um bom serviço em detrimento do lucro privado.

Algumas contrapropostas do Sindicato visavam resguardar e vedar a demissão de mães com filhos em idade escolar; vedar a demissão de funcionários PCDs e empregados em período de pré-aposentadoria; além de outros termos de proteção financeira.

As contrapropostas acima citadas não foram aderidas, nem mesmo levadas em consideração, pela metrôBH – que irá garantir somente o previsto por lei. O Sindicato também questionou se a substituição dos funcionários desligados será por mão de obra terceirizada? Por que, então, a empresa privada demite se está contratando paralelamente?

A perda do emprego compromete financeira e emocionalmente a vida de famílias.

O Sindimetro/MG segue denunciando aos órgãos competentes os ocorridos e repudia, veementemente, qualquer tipo de demissão em massa.

O departamento jurídico do Sindicato está a postos para elucidar eventuais dúvidas. Entre em contato via e-mail, [email protected], ou no número (31) 3267-2212.

Juntos, e colaborando mutuamente neste momento difícil, somos fortes!