Após promover a coleta de votos físicos em mais de 100 municípios de todas as regiões do estado, o Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais abre a possibilidade de participação virtual. A consulta online vai até o próximo sábado (11).
A nova modalidade de votação começou a valer na última sexta-feira (3), após centenas de pessoas solicitarem a possibilidade de participar pela internet.
A votação presencial encerrou em 1º de maio, Dia do Trabalhador. Para participar da votação digital, basta acessar o site do Plebiscito, informar nome completo, e-mail e número do documento. Em seguida, aparecerá na tela as duas questões provocadas pelo plebiscito:
1) Você concorda que devemos manter na Constituição de Minas Gerais o direito da população ser consultada para autorizar ou não a venda das estatais?;
2) Você concorda que a Cemig, Copasa, Gasmig, Codemig e Codemge devem ser empresas públicas e estar a serviço do povo mineiro? Para finalizar, basta confirmar.
O Plebiscito Popular é uma iniciativa construída por movimentos populares, sindicatos, partidos políticos, organizações sociais, entidades estudantis e comitês, com objetivo de contrapor às movimentações do governador Zema (Novo), que defende a privatização desde o começo do seu primeiro mandato, em 2019.