FUP se reúne com APS para tratar sobre os Programas Cuidar e Novo PASA FUP se reúne com APS para tratar sobre os Programas Cuidar e Novo PASA

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 13 de junho de 2024

Encontro serviu para debater programas de cuidado da saúde e detalhar a extensão do antigo gympass, agora Wellhub, para os aposentados

[Da Comunicação da FUP]

Conforme acordado na última reunião da Comissão de AMS, nesta quarta-feira (12), diretores da Federação Única dos Petroleiros (FUP) participaram de uma reunião com representantes da APS da Petrobrás, para dialogar sobre dois importantes programas: o Cuidar e o Pasa.

Programas

Uma das conquistas do Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás (ACT 2023/2025), o novo Programa de Avaliação de Saúde do Aposentado (PASA). O objetivo do programa é realizar estratégias integradas de atenção primária à saúde dos beneficiários com mais de 60 anos, com exames periódicos e acompanhamento por um médico de família. Até o momento, o programa prevê consultas remotas, pela internet, e tem atendimento presencial em São Paulo, após parceria com o Hospital Sírio Libanes, mas segundo a gestão, até o final do ano estará presente em Rio de Janeiro e Salvador.

Lançado em 11 de abril, o programa muda a cobertura e o formato de operação, mas não os critérios de elegibilidade. Inclusive, convive até o final do anos com os dois antigos modelos do PASA. Segundo informações apresentadas na reunião, até dois de junho 1473 pessoas que foram convocadas já aceitaram ingressar no novo modelo do PASA.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) frisou a demanda da abrangência nacional do plano, e se colocou à disposição para contribuir na divulgação e ajudar a que cada vez mais eventuais beneficiários tenham acesso às informações. Para a Federação é fundamental o engajamento da categoria com o PASA, para promover a saúde preventiva e reduzir o adoencimento e os custos da AMS.

Os gestores do programa, afirmaram que estão fazendo divulgação via ligação, e-mail, carta no correio e/ou whatsapp, no mês de aniversário da pessoa. Neste sentido, uma live da FUP para tirar dúvidas dos beneficiários será realizada em breve junto com representantes da APS.

O Programa Cuidar que tem como objetivo a atenção primária de saúde, foi também objeto da reunião. A gestão destacou que o programa conta com serviços de telemedicina para todos os beneficiários, durante 24 horas. A FUP voltou a cobrar esforços para a nacionalização do atendimento presencial.

Outro aspecto fundamental relativo ao cuidado da saúde é o direito ao Gympass para os aposentados e pensionistas, conquistado pela luta da categoria. O wellhub, como passa a se chamar, é extensivo a todos os beneficiários da AMS, ativos, aposentados, pensionistas e todos os dependentes e ex empregados da Petrobrás.

O modelo vai ser de coparticipação onde a Petrobrás vai custear uma parte do plano escolhido, a partir de 29,90 reais por usuario. É necessário se cadastrar e escolher uma academia na sua região. Nesta quinta-feira ocorre a apresentação formal do programa nas mídias da APS.

A FUP avalia positivamente os avanços nas conquistas, cobra sua ampliação, e se coloca à disposição para contribuir na difusão de planos que permitam aumentar os benefícios para a categoria petroleira.