Mudanças no transporte geram sobrecarga para motoristas Mudanças no transporte geram sobrecarga para motoristas

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de julho de 2024

Outra denúncia recebida pelo Sindipetro/MG, a prestação de serviços de transporte interno na Regap foi assumida em novo contrato pela empresa Transmoreira. A troca de vans por micro-ônibus e a redução de linhas feitas pela nova empresa têm gerado sobrecarga de trabalho, perdas salariais e insatisfações entre os trabalhadores.

A empresa anterior operava o transporte interno com oito vans, que não apenas levavam os trabalhadores de casa ao trabalho e vice-versa, como também permaneciam dentro da refinaria, realizando o transporte conhecido como “táxi”. Para substituir as vans, essas oito linhas foram migradas para o contrato da Transmoreira que utiliza somente ônibus e micro-ônibus. Com essa alteração, ficaram apenas quatro micro-ônibus fazendo o transporte interno (táxi). 

O impacto relatado foi o aumento da carga de trabalho para aqueles que permaneceram realizando o transporte. Outra questão é que, como esse serviço interno garante aos motoristas o pagamento do adicional de periculosidade, devido aos riscos envolvidos no ambiente da refinaria, a redução de quatro postos de trabalho, consequentemente, gerou a perda do adicional para os trabalhadores afetados.