Sindicato cobra respostas sobre fumaça tóxica liberada na URE Sindicato cobra respostas sobre fumaça tóxica liberada na URE

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de julho de 2024

O Sindipetro/MG enviou um ofício à gestão da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, solicitando esclarecimentos e providências sobre um incidente com risco ambiental e possíveis impactos para a saúde dos trabalhadores e comunidade no entorno da refinaria. 

Na quarta-feira, 10 de julho, durante o turno H7 do grupo D, uma fumaça rica em óxidos de enxofre (SOx) foi emitida pela Unidade de Recuperação de Enxofre (URE) Nova, atingindo a unidade de Coque. A liberação do poluente resultou na paralisação dos serviços e na evacuação dos trabalhadores da área afetada.

Diante dos riscos à saúde dos trabalhadores e à comunidade ao redor da refinaria, o Sindipetro/MG, exige respostas sobre as medidas que a Regap pretende adotar para evitar futuras emissões de SOx. O sindicato também questiona quais serão os procedimentos para notificação em tempo hábil dos funcionários e dos moradores próximos em caso de novos incidentes.

“Este tipo de incidente, além de gerar impacto negativo ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores, mostra a necessidade de planos concretos para evitar que novos episódios como esse se repitam,” destacou o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Guilherme Alves, enfatizando a gravidade do ocorrido.