No mês de julho, trabalhadores transferidos para a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, reclamaram que houve atraso no pagamento da vantagem de transferência. Alguns ainda nem haviam recebido a gratificação devida, quando entraram em contato com o Sindicato.
A vantagem de transferência é uma parcela paga pela Petrobrás quando, por designação da empresa, o trabalhador é transferido para outro Estado. O valor é utilizado para as despesas com a mudança e fixação da nova residência. O atraso no pagamento dessa gratificação causa uma série de transtornos aos trabalhadores transferidos.
Diante da reclamação dos petroleiros atingidos por essa falha da empresa, o Sindipetro/MG entrou em contato com o RH da Petrobrás, cobrando esclarecimentos e providências. A empresa confirmou que houve erro no processamento dos pagamentos e que a situação seria regularizada, o que ocorreu após contato feito pelo Sindicato. “Nesse caso houve a incompetência da gestão para processar o pagamento no dia certo, mas é inadmissível que ainda haja erro com o pagamento dos trabalhadores, pelos transtornos que isso gera”, afirma o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Guilherme Alves.