Historicamente, o Sindipetro/MG sempre se posicionou contra aqueles que afrontam os interesses da classe trabalhadora. Por outro lado, também sempre valorizamos todas e todos que apoiam as lutas da categoria petroleira, seja na “grama” ou na formulação de políticas em defesa da Petrobrás. Nessas eleições, queremos ver eleitas essas pessoas que sempre estiveram do nosso lado, dos movimentos sociais, sindical, estudantil. Acreditamos que a política precisa ser um espaço de construção de soluções coletivas, de negociação de projetos e responsabilidade na tomada de decisões que envolvem o interesse e o dinheiro públicos. Nesse aspecto, os partidos políticos têm o importante papel de debater os problemas públicos junto de suas bases, contribuindo para melhorar a qualidade da política e fazer a democracia avançar.
(Foto: Elza Fiúza/ABr)
No entanto, alguns partidos atuam somente como legendas para alocar indivíduos “famosos” cujo único objetivo é atrair votos, sem qualquer preocupação real em beneficiar a população. Vemos também no topo de pesquisas políticas candidatos de partidos que historicamente são contra o serviço público, destroem a saúde, o meio ambiente e a educação pública. Ou seja, pessoas que não representam projetos coletivos de cidade, estado ou país, ou mesmo servem a projetos que favorecem apenas os mais ricos. Nessa lógica, também atraem oportunistas que só querem se enriquecer às custas do dinheiro público.
Portanto, na hora de escolher seus candidatos ou candidatas, não deixe de verificar também o histórico dos partidos políticos aos quais estão filiados. A atuação do candidato ou de seus apoiadores sempre deixam pistas do que eles são de verdade, mesmo que o discurso bonito ou as fake news estejam a todo vapor para confundir os eleitores. Pesquise a atuação dos partidos em votações de projetos e analise se as propostas dos candidatos estão em consonância com o que você acredita. O voto com consciência e responsabilidade é um importante mecanismo para defendermos o que acreditamos!