Problemas no transporte de turno causam transtornos aos trabalhadores Problemas no transporte de turno causam transtornos aos trabalhadores

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 31 de outubro de 2024

O Sindipetro/MG recebeu denúncia de que mais uma vez a mentalidade de economia no transporte de turno se sobrepõe ao direito dos trabalhadores em chegarem em casa no tempo previsto, após uma cansativa jornada de trabalho. A informação é de que na troca de turno da noite, na última segunda-feira (28/10), petroleiros da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, tiveram problemas na volta para casa, em função da quebra do ônibus 13. 

Diante do problema mecânico com o ônibus 13, que transportaria alguns trabalhadores de volta para casa, a gerência definiu que o ônibus 4 alterasse a rota para levá-los. A medida elevou o tempo da rota do ônibus 4 em cerca de 20 minutos, uma vez que o trajeto foi alterado para atender os trabalhadores que haviam ficado sem transporte. 

O episódio causou insatisfação, não só pelo tempo a mais no percurso do ônibus. Os trabalhadores argumentaram que ao mudar a rota do ônibus 4, depois de um longo período de reclamação e atuação do Sindicato, a própria empresa já havia reconhecido que não dava para manter a rota anterior, estabelecendo uma nova rota utilizando o ônibus 13. Afinal, os longos trajetos causavam atrasos para a chegada ao trabalho e viagens exaustivas na volta. 

O usual nos casos de problemas eventuais como a quebra de veículos, como ocorrido com o ônibus 13, é a empresa embarcar os passageiros em táxis, sendo conduzidos aos seus destinos com ônus dela. Dessa forma, a medida paliativa tomada pela gerência, na segunda-feira, foi vista como forma da empresa economizar, sem se preocupar com o conforto e segurança dos trabalhadores.