CUT realiza seminário sobre letramento de gênero e enfrentamento ao feminicídioAtividade virtual reunirá dirigentes, militantes e formadores para fortalecer a ação sindical no combate à misoginia, à violência contra as mulheres e ao feminicídio

A Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora e a Secretaria Nacional de Formação da CUT realizam, no próximo dia 29 de julho, o seminário “Letramento de Gênero: formação sindical para enfrentar a misoginia, a violência e o feminicídio”. A atividade é voltada a dirigentes sindicais, militantes, educadoras e educadores populares, formadoras e formadores, cursistas da formação sindical e integrantes dos coletivos estaduais e nacionais da CUT.
O seminário integra as ações da Campanha Permanente da CUT contra o Feminicídio e dialoga com o Protocolo da CUT contra Assédio e Violência de Gênero, buscando fortalecer a formação política e sindical sobre direitos das mulheres, políticas públicas e enfrentamento às diversas formas de violência de gênero.
A proposta vai além da discussão de conceitos. A CUT define o letramento de gênero como uma ferramenta política, pedagógica e sindical para reconhecer desigualdades, enfrentar a misoginia, combater a violência contra as mulheres e fortalecer práticas sindicais comprometidas com a igualdade, a democracia e a defesa da vida.
A iniciativa também pretende contribuir para que sindicatos, ramos, estaduais e coletivos incorporem esse debate em suas práticas formativas, na organização dos locais de trabalho, nas negociações coletivas, nas campanhas salariais e nas ações de acolhimento às mulheres em situação de violência.
“Será um momento de extrema importância para que nossos dirigentes possam expandir a consciência e o conhecimento sobre questões fundamentais que a sociedade precisa superar. O seminário é uma ferramenta de formação voltada à identificação das desigualdades de gênero, ao enfrentamento da misoginia e da violência contra as mulheres e ao fortalecimento de uma atuação sindical comprometida com a igualdade, a democracia e a defesa da vida”, diz Amanda Corcino, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT.
Programação
O seminário terá três exposições principais:
A mediação será de Amanda Corcino. A abertura política ficará a cargo da secretária nacional de Formação, Rosane Bertotti. A atividade também prevê momentos de diálogo entre as exposições e encaminhamentos voltados à incorporação do letramento de gênero nas ações das entidades CUTistas.
De acordo com a organização, o seminário parte do entendimento de que o enfrentamento à violência contra as mulheres exige formação, organização sindical, acolhimento, mobilização e atuação permanente. A expectativa é fortalecer a capacidade das entidades CUTistas de reconhecer situações de violência, ampliar a prevenção e incorporar a defesa da vida das mulheres como parte da ação cotidiana do movimento sindical.
Resumo
Letramento de Gênero: é um processo de formação que busca desenvolver a capacidade de reconhecer desigualdades, discriminações e violências de gênero e transformá-las em ações de prevenção e enfrentamento. Na proposta da CUT, essa formação deve orientar a atuação sindical na defesa dos direitos das mulheres e no combate à misoginia e ao feminicídio.
O seminário pretende discutir como esse tema pode ser incorporado ao cotidiano das entidades sindicais. Entre os principais objetivos estão: