Mulheres ocupam as ruas contra todas as violências Mulheres ocupam as ruas contra todas as violências

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 13 de março de 2025

Neste ano, o Sindipetro/MG realizará mais uma edição do Encontro de Mulheres. O evento ocorrerá no dia 29 de março, a partir das 9h, na sede da CUT Minas


por Sindipetro/MG

Em Belo Horizonte, o Dia Internacional das Mulheres (8 de março) foi marcado por uma marcha que reuniu centenas de manifestantes na luta contra o feminicídio, em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas. Representando as petroleiras, Cármen Lúcia Gonçalves, diretora do Sindipetro/MG, se somou a coletivos feministas, sindicatos e movimentos sociais para também protestar contra a desigualdade salarial e a escala 6×1.

A concentração teve início na Praça Afonso Arinos, onde lideranças discursaram sobre a urgência de políticas para conter a violência de gênero. Minas Gerais, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), é o segundo estado com mais casos de feminicídio no Brasil em 2023.

Após a concentração, as manifestantes seguiram em caminhada até a Praça Sete, símbolo político da capital, entoando palavras de ordem. A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, reforçou a conexão entre direitos das mulheres e democracia. “Não há direitos sem democracia! Por isso, estamos nas ruas: contra o retrocesso, o autoritarismo e qualquer ameaça aos serviços públicos”, afirmou.

Encontro de Mulheres

Atenção, mulheres petroleiras, próprias e contratadas! Neste ano, o Sindipetro/MG realizará mais uma edição do Encontro de Mulheres. O evento ocorrerá no dia 29 de março, a partir das 9h, na sede da CUT Minas.

Fiquem atentas, pois as inscrições abrem em breve e por tempo limitado.