FUP solicita a sindicatos mapeamento de trabalhadores para subsidiar reabertura das FAFENs na Bahia e em Sergipe FUP solicita a sindicatos mapeamento de trabalhadores para subsidiar reabertura das FAFENs na Bahia e em Sergipe

Notícias, Tribuna Livre | 16 de maio de 2025

O Conselho Deliberativo da FUP deliberou sobre um dos temas mais aguardados pelos trabalhadores do setor: a reabertura das fábricas de fertilizantes localizadas na Bahia e em Sergipe. Com o objetivo de avançar nas negociações com a Petrobrás sobre a recomposição do efetivo próprio e a valorização dos trabalhadores, o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, solicitou formalmente aos sindicatos filiados a realização de um levantamento detalhado. A intenção é mapear os trabalhadores atualmente alocados em outras unidades que manifestem interesse em retornar aos seus estados de origem — Bahia e Sergipe.

Segundo Bacelar, esse mapeamento é uma etapa estratégica para a próxima rodada de negociações com a empresa, sendo fundamental para embasar os argumentos em defesa da retomada das operações nas unidades nordestinas e da valorização da força de trabalho. Além de identificar os trabalhadores interessados em retornar, a FUP também pediu que os sindicatos informem o possível impacto dessas movimentações nas unidades onde esses profissionais estão atualmente lotados.

As informações coletadas serão encaminhadas diretamente ao diretor da FUP, Alberico Queiroz, que coordena as ações relacionadas ao setor. Ele declarou: “Essa categoria não será omissa em seu papel. Precisamos atender à demanda do Plano Nacional de Fertilizantes, e isso só será possível com trabalhadores e trabalhadoras experientes nessas unidades, pois os riscos associados aos processos são elevadíssimos. Além disso, não podemos deixar de corrigir a injustiça histórica promovida durante o processo de desmonte da Petrobrás.”

O link abaixo dá acesso a um formulário destinado aos empregados que têm interesse em retornar às suas unidades de origem. Trata-se do mesmo formulário divulgado pelos sindicatos.

https://forms.gle/L8TGs8ktCaVt73wF7