Congresso dos Petroleiros de Minas debate os desafios da categoria e os rumos da Petrobrás e do BrasilEntre os dias 2 e 4 de julho, o Sindipetro/MG realiza o 40º Congresso Estadual dos Petroleiros de Minas Gerais, com o tema “Petrobrás: reconstruir, integrar e avançar para o desenvolvimento e soberania nacional”. O evento será realizado de forma híbrida, sendo presencial na sede do Sindipetro/MG (Av. Barbacena, 242, Barro Preto- BH). O Congresso será um importante espaço de debates sobre a conjuntura política, econômica e social, os rumos da Petrobrás e os desafios enfrentados pela categoria petroleira, reunindo trabalhadores na ativa e aposentados. Haverá espaço kids e não é necessária a inscrição prévia.

A abertura, no dia 2 de julho (quinta), contará com uma mesa especial sobre conjuntura nacional e internacional, abordando temas como guerras, imperialismo, ameaças à soberania e o cenário eleitoral brasileiro. Como convidados especiais estão confirmadas a presença do professor e economista José Korobi, e da presidenta da CONTRAF/CUT, Juvandia Moreira.
Nos dias 3 e 4/07, os debates abordarão temas fundamentais para os petroleiros, como os desafios do pós-emprego, Petros, APS e PASA, a conjuntura internacional e o mercado do petróleo, os rumos da Petrobrás, a pauta Brasil Soberano e as pendências do ACT, incluindo Plano de Cargos e Salários, PEDs, PLR, condições de trabalho e SMS. O Congresso terá trabalhos em grupo e, na plenária final, serão votados os planos de luta e a delegação para o Congresso da FUP, que acontecerá em Salvador, de 20 a 24 de julho.
“O Congresso será um momento de construção coletiva de propostas para fortalecer a Petrobrás, defender os direitos da categoria e contribuir para o desenvolvimento soberano do país”, afirma a coordenadora-geral do Sindipetro/MG, Carmen Lúcia Rodrigues, reforçando o convite. Veja a programação completa no site do Sindipetro/MG. Em função dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, poderá haver alteração na programação do dia 4/07, à tarde.
Programação
40° Congresso Estadual dos Petroleiros de Minas Gerais
02 de julho (Quinta-Feira)
17h30 às 18h30: Abertura, Aprovação do Regimento e Eleição da Mesa
18h30 às 20h30:
Saudações: Cibele Vieira (FUP), Jairo Nogueira – (CUT/MG) e convidados.
Mesa 1 – Análise de conjuntura: guerras, imperialismo, ameaças à soberania e eleições
José Korobi (economista e educador)
Juvandia Moreira (CONTRAF/CUT)
03 de julho (Sexta-Feira)
18h00 às 19h30
Mesa 2 – Desafios e Estratégias de luta no pós-emprego
Paulo César (FUP): Petros/PEDs
Luiz Felipe (Petros): APS/ PASA
19h30: Confraternização – Chopp e Caldos.
04 de julho (Sábado)
08h30 às 09h00: Café da manhã
09h00 às 11h40: Mesa 3 – Conjuntura internacional e mercado do petróleo – Desafios da Petrobrás.
Rosângela Buzanelli (CA Petrobrás)
Francismar Ferreira (UFES)
12h00 às 13h30: Almoço
13h30 às 15h00: Mesa 4 – Pauta Brasil Soberano – Desafios para a reconstrução, integração e avanços
Convidado do DIEESE
Trabalhos em grupos – Passos para Reconstrução, integração e avanços
15h00 às 16h30: Mesa 5 – Pendências do ACT (Plano de Cargos e Salários, PEDs, Acordo de PLR), Condições de Trabalho e SMS.
16h30 às 18h30: Plenária Final
18h30: Festa Julina de Confraternização