Na quarta-feira (13), foi realizada uma reunião do Comitê Local de SMS da Regap, com a participação dos diretores do sindicato (Guilherme Alves e Leonardo Auim) e das gerências de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), Produção (PR), Relações Sindicais (RS), Recursos Humanos (RH) e o Gerente Geral da refinaria.
Conforme está previsto no ACT, essas reuniões ocorrem a cada dois meses. A anterior foi realizada no dia 10 de agosto.
Leia mais: SINDIPETRO COBRA RESPOSTAS DA PETROBRAS EM REUNIÃO DE SMS
A empresa apresentou dados referentes aos indicadores de SMS e, em seguida, o sindicato apresentou uma série de demandas e cobranças.
“Apesar da boa recepção da Gerência sobre nossas demandas de SMS, a maioria das questões encaminhadas pelo Sindicato seguem sem solução. O que nos preocupa é termos tantas cobranças sobre segurança, meio ambiente e saúde dos trabalhadores justamente no mês em que tivemos 2 mortes no Sistema Petrobrás. SMS não pode ser tratado só como uma questão burocrática, mas sim como um compromisso da empresa com a vida da categoria”, avalia Guilherme Alves, presente na reunião.
Confira abaixo um resumo da reunião e das cobranças:
a) Terceirização:
O Sindicato cobrou esclarecimentos sobre contratos de terceirização de atividades em setores operacionais e no setor de SMS. A gerência de SMS admitiu o avanço do processo de terceirização no setor e informou que está prevista adequação nas contratações de terceirizados.
b) Parto Humanizado:
Sindicato cobrou solução para a demanda encaminhada em ofício no dia 4, cobrando para que o Saúde Petrobrás inclua algumas acomodações voltadas para o parto humanizado.
Leia mais em: SINDICATO COBRA CONDIÇÕES PARA PARTO HUMANIZADO NA AMS
A gerência encaminhou o pedido para a AMS e o setor de Relações Sindicais respondeu por email (que pode ser lido na íntegra no link acima). A resposta frisa que “o projeto prevê que cada maternidade tenha apenas uma operadora parceira, não sendo possível a Saúde Petrobras realizar parceria com a Rede de Saúde Mater Dei tanto de Betim quanto de Belo Horizonte”.
c) Operação em Painéis Elétricos – Produção:
Sindicato questionou sobre mudanças previstas na atribuição de técnicos de operação da Produção em relação à atuação em painéis elétricos. Gerência de RH desconhece a situação e solicitou que fosse enviado ofício com detalhes sobre a demanda.
d) Problemas – HDT:
Sindicato cobrou sobre a redução do número mínimo no setor e sobre a realização de simulado de emergência com número limitado de operadores na área. Gerência irá verificar. Sindipetro cobrou também resposta sobre a situação dos amostradores da unidade após incidente recente. A gerência informou que foi feita análise de abrangência do incidente na Refinaria.
Leia mais: EM SEMANA COM 2 MORTES NA PETROBRÁS, REGAP EXPÕE TRABALHADORES DA HDT COM PRECARIZAÇÃO
Sindicato cobrou sobre grande vazamento ocorrido na 209-P-001 e gerência irá avaliar.
e) Subnotificação de acidente:
Sindicato cobrou explicações sobre denúncia de subnotificação de acidente em atividade no tanque 27-TQ-96F. Gerência informou que a decisão é responsabilidade do médico da empresa contratada. Gerência de SMS ficou responsável por verificar sobre os procedimentos adotados pela avaliação do Setor Médico.
f) Covid-19
Sindicato cobrou explicações sobre a denúncia de surto de Covid-19 na empresa Manserv. Gerência não confirmou a informação. Sindicato irá cobrar informações via ofício.
Sindicato cobrou sobre procedimentos para o retorno presencial das atividades na Refinaria. Gerência se resumiu a tratar do atual cronograma de retorno gradual das atividades (retorno total previsto para janeiro de 2022). Sindicato irá questionar, via ofício, sobre retornos questionados por trabalhadores;
Sindicato cobrou o cumprimento de decisão do MPT sobre a emissão de CATs para casos de Covid-19 na Regap. Gerência disse desconhecer a decisão e irá avaliar com o setor Jurídico.
Leia mais: SINDIPETRO/MG OBTÉM IMPORTANTE VITÓRIA JUNTO AO MPT SOBRE OS CASOS DE COVID-19
g) Cobranças AMS
Sindicato cobrou sobre carta enviada a alguns trabalhadores com cobranças relacionadas à AMS. Gerência irá encaminhar demanda à AMS.
Os diretores do Sindipetro/MG se comprometem a divulgar as informações e ofícios enviados nos próximos dias.