Vazamento de H2S na Reduc faz quatro vítimas Vazamento de H2S na Reduc faz quatro vítimas

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 3 de setembro de 2018

refinaria-duque-de-caxias-reduc-1-cortado

Um vazamento de gás H2S na linha flare da unidade de Hidrotratamento (HDT) de QAV e Diesel (U-2700) da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, deixou quatro vítimas na tarde da última sexta-feira (31). O vazamento aconteceu às 15h20, durante o processo de partida operacional, e depois de passar por uma manutenção programada na unidade.

Durante o acidente, uma equipe de profissionais estava abrindo a linha do flare para a instalação de uma raquete e quatro trabalhadores terceirizados da empresa Herbert Engenharia desmaiaram na área, devido a contaminação pelo gás. Eles foram removidos para o setor médico da Reduc.

No final do dia, o vazamento já tinha sido contido pela brigada de incêndio e pelos operadores da unidade. Os trabalhadores acidentados já estavam estáveis e fora de risco de morte.

Vale lembrar que os efeitos de intoxicação do H2S, ou gás da morte, são como os do monóxido de carbono, porém mais intensos podendo causar danos permanentes. Este gás tóxico paralisa o sistema nervoso que controla a respiração, incapacitando os pulmões de funcionar, provocando a asfixia.

A direção do Sindipetro Caxias alerta a todos os trabalhadores a prezarem por suas vidas, usando os equipamentos de segurança e, em caso de necessidade, usando o direito de recusa ao perceber situações de risco. A direção acompanhará a investigação para saber os motivos do vazamento.

Fonte: Sindipetro Duque de Caxias

Leia também:

Dois acidentes graves no refino
“Todo acidente pode ser evitado”
Mais um acidente com trabalhador da Petrobrás em Minas
Acidente deixa três trabalhadores feridos com ácido sulfúrico na Regap
Mergulhador morre em acidente em plataforma da Petrobrás